Agrupamento de escolas nº3 de Elvas

Mundo Colorido/My Colourful World

Mundo Colorido/My Colourful World

A pandemia mudou as nossas vidas, mas não nos roubou a vontade, nem a resiliência, enquanto professores, de envolver os nossos alunos em novos projetos que os transportassem para outras paragens, viajando em segurança, sem sair da sala, de forma empreendedora e ativa (já que o Covid 19, não deixou realizar tantas visitas de estudo que gostaríamos de ter concretizado).

Através do eTwinning partimos pelo mundo, conhecendo novas escolas, novos amigos de outras países da Europa, descobrindo a sua língua, costumes e tradições, trabalhando colaborativamente e crescendo juntos em conhecimentos, sentimentos e esperança de dias melhores.

Um dos projetos em que participámos ‘MY COLORFUL WORLD', partilhei com os alunos a paixão pela arte, levando-os numa viagem, de país para país, descobrindo obras de arte e artistas, criadas em diferentes sociedades e culturas, aprendendo e crescendo em conjunto com crianças de outros países nossos parceiros nesta aventura eTwinning.

Foi com enorme alegría que vi o entusiasmo crescente dos meus alunos. Despertando para o conhecimento de outras realidades do mundo, estimulando a consciência pela diferença, o desejo e a curiosidade de saber mais sobre o próximo pintor, a vontade de demonstrar as suas preferências na obra de cada artista, o entusiasmo pela escolha da obra a representar, a expetativa de descobrir qual a obra que os colegas escolhiam, o desafio de se transformarem, eles próprios, em artistas representando a obra escolhida e, finalmente, a satisfação e o orgulho do trabalho final, compensando o seu esforço. E, no mesmo instante, a energia inesgotável das crianças, prontas para recomeçar mais uma nova viagem: “Para que país vamos agora? Posso começar a pesquisar? Eu estava muito curiosa e já comecei a descoberta…”

As competências e conhecimentos desenvolvidos pelos alunos foram ao encontro da convivência democrática e cooperação, da apropriação do processo de desenvolvimento de metodologias ativas, no desenvolvimento de competências e atitudes de respeito, no reconhecimento da beleza da arte, da forma como deve ser valorizada, reconhecendo a enorme riqueza cultural que representa, bem como a responsabilização da necessidade da sua preservação para as futuras gerações.

Outra conquista notável deste projeto foi a colaboração europeia, entre professores e alunos, o percurso cultural pelo desejo de conhecer outras culturas, de aprender a língua, de querer fortalecer as relações, descobrindo a vida e obra de grandes pintores. Foi também aplicado ativamente o Inglês, enriquecendo o seu vocabulário, aprofundando conhecimentos, desenvolvendo a oralidade, explorando e aprendendo cooperativamente a utilizar diferentes ferramentas web2. 

Foram experiências extremamente enriquecedoras, memórias que certamente, as crianças dos diferentes países, não esquecerão e guardarão para a vida.

 

Professora Beatriz Carrilho

Titular da Turma de 4º Ano de Vila Boim

Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas

Ebook “All Our Works E-Book by PROJECT TEAM - “MY COLORFUL WORLD”

Beatriz Carrilho 4º Ano

Vídeo do Projeto “Meu Mundo Colorido”

Beatriz Carrilho 4º Ano

Exposição das obras dos alunos de 4º Ano
Ebook “All Our Works E-Book by
PROJECT TEAM - “MY COLORFUL WORLD”

Beatriz Carrilho 4º Ano

Ebook “All Our Works E-Book by PROJECT TEAM - “MY COLORFUL WORLD”

Beatriz Carrilho 4º Ano